terça-feira, 5 de janeiro de 2021

RAF contra Luftwaffe: a disputa aérea durante a Segunda Guerra Mundial

Com a queda da França na Segunda Guerra Mundial, o Reino Unido, e consequentemente a RAF (a Força Aérea Real), se transformou na primeira linha de defesa contra os nazistas. Do lado inimigo a Luftwaffe (a Força Aérea alemã) era uma enorme ameaça. Os estrategistas britânicos que ela tinha quatro vezes o número de aeronaves da RAF.
Para piorar, foi descoberto em 1940 que os alemães tinham um dispositivo de navegação secreto por emissão de raios que lhes permitia encontrar seus alvos e guiar aeronaves durante a noite. Isso significava que poderiam bombardear com precisão mesmo em noites sem lua e com o tempo ruim.
Com essa descoberta, os ingleses começaram a armar um plano para contra-atacar. Eles notaram que a arma alemã se assemelhava aos sistema de pouso às cegas Lorenz, uma tecnologia conhecida pelo dois lados e que estava em uso em aeroportos e campos de pouso militares nos dois países.
Assim, os ingleses começaram a fazer voos para localizar os raios inimigos e a tomar medidas para enganar os alemães, interferindo na comunicação e transmitindo sinais falsos.