domingo, 11 de dezembro de 2022

Os vulcões na Terra... E além (Geografia)

Os vulcões são originados quando o magma sai das camadas profundas da terra. Sua temperatura interior pode alcançar 1000C. A lava, composta, por rochas em estado fluido, pode atingir 1200C ao chegar à superfície.
Em 2010, um cineasta, George Mackley, desceu 450 metros pela parede interior de um vulcão em erupção. O vulcão escolhido foi o Marum em uma ilha no Oceano Pacífico. Mackley se preparou durante 10 anos para a perigosa missão. A 90 metros da lava borbulhante o aventureiro foi o ser humano que já chegou mais perto do material (e sobreviveu). Para conseguir o feito, ele contou com uma roupa protetora de prata e galões de oxigênio.
O maior vulcão do mundo em volume é o Mauna Loa, nas ilhas do Havaí, com 4.169 metros de altitude e 90 km de largura. Ele está ativo há 700 mil anos, mas sua erupção mais recente aconteceu em 1984.
Em altitude, ele é superado pelo Mauna Kea, que é também a montanha mais alta do mundo, se considerada a altura de sua base até o pico, com 10.203 metros. Acima da superfície do Oceano Pacífico, o Mauna Kea tem 4.205 metros de altura.
O vulcão com maior tempo em atividade constante fica na ilha de Tunna. Está em constância com suas erupções há 111 anos. Durante esse período de mais de um século, os intervalos entre erupções foram curtos, muitas vezes variando entre 3 e 4 minutos. As erupções são leves.
Os países que possuem maior número de vulcões ativos são Chile, Japão, Indonésia, Estados Unidos (se incluirmos o Havaí) e Rússia. Esses países estão no Círculo de Fogo do Pacífico, área em que ocorrem mais atividades sísmicas e de vulcanismo.
O mais antigo vulcão extinto do mundo fica na região amazônica. Sua idade é de quase 2 bilhões de anos.
Os vulcões no Brasil estão extintos há algumas dezenas de anos. O país se beneficia por estar no centro da placa tectônica sul-americana. A atividade vulcânica mais recente no Brasil ocorreu há cerca de 65 milhões de anos. E resultou na formação de ilhas oceânicas como Trindade e Fernando de Noronha. A cidade de Poços de Caldas (Minas Gerais) está localizada na cratera de um antigo vulcão que desmoronou. É por isso que a cidade é circular.
Nosso planeta não é o único privilegiado pela presença de vulcões. Na Via Láctea existem muitos outros planetas e satélites naturais com essas formações. O Monte Olimpo, em Marte, é considerado pela NASA, o maior vulcão no Sistema Solar. Ele tem 27 km de altura, sendo 3 vezes maior que o Monte Everest. Sua base possui 600 km de diâmetro e sua caldeira tem 85 km por 60 km.

sábado, 3 de dezembro de 2022

A história da música brasileira, graças a Carminha

A empregada doméstica Maria do Carmo, a Carminha, em foto tirada de sua carteira profissional no ano de 1940. No início de 1942, trabalhando no Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca, numa pensão, Carminha conheceu o motorneiro (condutor de bondes) João, que residia na favela Barreira do Vasco. Dessa relação veio uma gravidez, a qual João resistiu em assumir. Mesmo assim Maria do Carmo foi morar na favela com a família do companheiro, até receber a visita da sua ex-patroa Augusta (dona da pensão onde Carminha trabalhava), que impressionada com as péssimas condições de vida do menino ainda pequeno (não tinha dois de vida) sugeriu que Maria do Carmo retornasse ao seu antigo emprego. Contudo, a jovem contraiu tuberculose e temendo que contagiasse o filho, retornou à sua cidade de origem, Juiz de Fora (MG), onde veio a falecer em 1944, com apenas 26 anos de idade. O menino acabou sendo adotado por Lília Silva Campos, filha de dona Augusta, indo residir em Três Pontas (MG). O seu nome é Milton Nascimento, que hoje completa 80 anos de idade.


sábado, 1 de outubro de 2022

Por qual motivo, atores negros incomodam tanto em adaptações para algumas pessoas?

Desde que os Estúdios Disney anunciaram que Halle Bailey, atriz de 22 anos, iria interpretar Ariel na versão live-action da animação, incontáveis reações negativas à escolha foram feitas. A situação ficou ainda mais intensa após o canal oficial da Disney no Youtube divulgar o primeiro trailer do longa em menos de dois dias, o vídeo já contava com mais de 2 milhões de "dislikes".
Crianças brancas sempre se viram representadas em filmes, desenhos e propagandas publicitárias. Para se ter uma ideia, os Estúdios Disney foram criados em 1923 e somente em 2009 tivemos a primeira princesa negra: Tiana, de A Princesa e o Sapo. Oitenta e seis anos depois.
Em 1940, médicos reuniram crianças afro-americanas entre três e sete anos de idade. E lhes apresentaram quatro bonecas idênticas, exceto pela cor da pele: duas negras e duas brancas.
Pediram para as crianças identificarem as raças das bonecas e escolhera qual cor preferiam.
A maioria das crianças gostava mais da boneca branca, atribuindo-lhe traços mais positivos do que a boneca negra.
A conclusão da experiência foi "preconceito, discriminação e segregação" criaram um sentimento de inferioridade entre as crianças afro-americana e prejudicaram sua autoestima.
Ao achar que é um "problema", A Pequena Sereia ser representada por uma mulher negra, devemos novamente analisar os privilégios das pessoas brancas. A escritora Layla nos ajuda nesse ponto.
"A realidade é que você tem sido condicionado desde criança a acreditar na superioridade dos brancos pelo modo com sua história foi ensinada, pelo modo como estudantes não brancos eram tratados de maneira diferente de você".
Se você pensar na sua infância, quantas vezes você se viu representado por personagens de desenhos animados e filmes, brinquedos, campanhas publicitárias, peças de teatro, etc?
Para abrir ainda mais a discussão, recomendo que leia o livro Eu e a Supremacia Branca - Como reconhecer seu privilégio, combater o racismo e mudar o mundo.