Nós vivemos em um país capitalista. Não importando que sejamos um país de Terceiro Mundo, que está emergindo, ou não, nós podemos criticar outro país. Entretanto, uma crítica pode e deve estar pautada em diversos fatores.
Uma crítica muito comum para pessoas do Brasil é que o comunismo é ruim e o capitalismo é bom. Pois basta comparar os Estados Unidos com Cuba. O que não faz sentido.
Cuba é o país com um dos maiores índices de alfabetização do continente e com o menor índice de mortalidade do mundo. Obviamente, isso foi estabelecido fazendo cálculos e comparando com outros países vendo as variáveis de população e território.
Além disso, todos em Cuba tem direito a saúde e educação de formas gratuitas. Coisa que não ocorre nos EUA, pois lá os institutos médicos são privatizados.
Sem contar que Cuba é um polo mundial da biociência.
Nos EUA existem 40 milhões de pobres sem direito a saúde e educação. Sem contar o racismo sistemático (e altamente perigoso como notamos nos últimos anos) e o fetiche pela violência. Notando que o porte de armas por exemplo é facilitado.
Sem contar que é desonesto comparar uma pequena ilha que sofre embargos econômicos com um país imperialista. Que tal comparar alguns países latino-americanos e africanos, que são capitalistas que foram alterados em sua estrutura devido a intervenção dos Estados Unidos? Ou a China, que tem um PIB que cresce mais do que qualquer outro a anos?
Não digo que o sistema socialista seja perfeito, entretanto, qualquer sistema é tão bom quanto a pessoa que o usa. Ou seja, os que estão no topo dos poderes dentro de um país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário