quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Os artistas do Renascimento: na literatura, pintura e escultura

Muitas obras surgiram com o Renascimento Cultural em diversas categorias da arte. Entre elas literatura, escultura e pintura. E sua influência é tamanha que até hoje em obras mais midiáticas podemos ver essa referência aos artistas renascentistas. Por exemplo, nas HQs de Tartarugas Ninjas, cada uma das personagens tem nomes em homenagem a eles. Rafael, Miguelangelo, Leonardo e Donatello. 
Vejamos alguns artistas dessa época.

Pintura: Temos Leonardo DaVinci como um pintor a frente de seu tempo. Assim como ele é o criador da Monalisa e outros quadros famosos. Como as obras A Última Ceia e Virgem dos Rochedos, com temática religiosa. Que era expressa através de imagens harmônicas.
Mas ele estava a frente de seu tempo, não somente a questão técnica de pintura, mas em suas criações.
Apesar de quebrar tabus (como desenterrar corpos para os examinar minunciosamente), ele obteve exito em áreas como a anatomia. Graças a ele foi comprovado que o coração é um músculo com quatro cavidades. Fazendo vários desenhos de órgãos e partes internas do corpo, como o já citado coração, vasos sanguíneos, entre outras áreas do corpo.
Muitas criações surgiram em seus desenhos também, ao menos esboços de um tanque blindado, metralhadora de flechas, máquinas de voar, roupas para mergulho, roda d'água mais eficiente, paraquedas, salva-vidas, bicicletas, entre outras invenções. Muitas só se tornar
No caso de Miguelangelo, suas obras mais famosas são do livro do Gênesis e o Juízo Final, pintada no teto e no altar da Capela Sistina, no Estado do Vaticano.
O Juízo Final mede 13,7 m x 12,2 m e representa a volta de Jesus para o julgamento dos seres humanos. Miguelangelo pintou cerca de 300 personagens, entre 1536 e 1541. 
A nudez dos personagens foi coberta por outro artista, após a morte de Miguelangelo. Mas restaurações posteriores recuperaram a obra original, tal como foi pintada.

Escultura: Temos além de Miguelangelo (já citado na área da pintura), e os italianos Donatello e Lorenzo Ghiberti.
Entre algumas das obras feitas por Miguelangelo, temos Maria Madalena, personagem bíblica esculpida em madeira, representada pelo escultor italiano Donatello. 
Entre outras obras de Miguelangelo, nós temos a Pietá (entre 1498 e 1499) com tema religioso, recorrente em suas obras. E como podemos notar, nela temos Maria chorando pela perda de seu filho, Jesus, morto diante dele.
Assim como foi encomendada a ele o personagem bíblico Davi (entre 1501 e 1504). Ele mede 5,17 metros e tem inspiração nas obras da antiguidade, que procuravam ser fiéis a figura humana mesmo. Assim como Leonardo DaVinci, Miguelangelo usou cadáveres para obter conhecimentos de como representar corpos.

Literatura:
Podemos dividir a literatura renascentista em obras escritas e teatrais. Nas obras escritas podemos destacar quatro escritores:
-Dante Alighieri escreveu a Divina Comédia, um italiano descreveria como seria sua passagem fictícia dele entre o inferno, purgatório e o paraíso. Apesar da temática, os personagens que Dante encontra pelo caminho se comportam como seres humanos. E muito das descrições desse livro para como seria o inferno, por exemplo, seriam utilizadas para obras até hoje em dia.
-Luiz Vaz de Camões se inspirou demais por obras como da epopeia Eneida, do escritor Vírgilio (que por sinal, aparece em Divina Comédia). Com isso, ele escreveu Os Lusíadas. Assim como Vírgilio teria sido inspirado pelas obras Ilíada e a Odisseia feitas na antiguidade, o mesmo acontecia com Camões.
Até hoje, Camões é tratado como um dos maiores poetas da língua portuguesa.
-Na Espanha, o autor Miguel de Cervantes escreveu Dom Quixote. Uma crítica ao cavalheirismo e as ideias medievais da chamada Idade das Trevas (que era a Idade Média). Nela ela ironizava os cavaleiros medievais (através de Dom Quixote) e os burgueses (através de Sancho Pança, escudeiro de Quixote). 
-Por último, na Inglaterra, Thomas Morus fez uma grande crítica à sociedade daquele tempo através de seu livro Utopia, no século XVI.
Já no teatro, nós podemos citar William Shakespeare, escritor e dramaturgo de tragédias, comédias e dramas históricas (essas últimas quase sempre com uma crítica a personagens reais quase sempre). Entre suas obras temos Sonho de uma Noite de Verão, Hamlet, Macbeth, Henrique VIII, Romeu e Julieta, A Tempestade, Megera Domada, O Mercador de Veneza, entre tantos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário