sábado, 15 de agosto de 2020

Como funcionam o Capitalismo e o Socialismo?

Vamos compreender como funciona esses dois sistemas.

Como funciona o capitalismo:
O Capitalismo é um tipo de sistema econômico (e por que não, político) que orienta a produção, consumo e organização mundial de grande parte do mundo há um bom tempo. Esse sistema é baseado no lucro e na acumulação de riquezas. O objetivo central é na propriedade privada dos meios de produção como um caminho para obter lucro em cima disso. E para isso se pode usar máquinas, terras ou instalações industriais. Esses sãos os meios de produção.
Pois através desses meios de produção, gerará renda por meio da exploração de três elementos básicos:
  • O capital, os investimentos para os meios de produção;
  • Os recursos naturais, isso quer dizer as fontes de produção onde obteremos as matérias primas;
  • E a força de trabalho, a mão-de-obra que fará esse sistema funcionar.
Tudo isso tem um custo e uma receita que devem ser distribuídas entre duas classes sociais. Que são elas a burguesia (o empresário) e o proletariado (o trabalhador).
Os primeiros são claramente os mais favorecidos dentro de um sistema capitalista. Pois eles são os donos dos meios de produção, que controlam e administram esses custos e recursos. Pagando aluguéis, salários e investimentos, recebendo no final o lucro por toda a atividade.
Então podemos dizer que uma sociedade é tratada como capitalista quando possuí essa relação de classes entre capitalistas (o burguês, o empresário) e os operários (o proletariado, o trabalhador).
O capitalismo tem um mercado livre com pouca ou nenhuma interferência do Estado. Assim, as empresas deveriam vender seus produtos conforme a lei da oferta e da demanda.
Tudo isso se deve ao século XV, quando o sistema feudal começou a se enfraquecer, onde o lucro era para poucos (os senhores feudais). Onde logo surgiria a ideia de propriedade privada. Graças a burguesia que começava a ganhar poder político e social.

Como funciona o socialismo:
O pensamento socialista contestava a ordem capitalista burguesa resultante da Revolução Industrial e propunha meios de transformação disso. Os nomes mais importantes sobre essa ideologia são os alemães Karl Marx e Friedrich Engels.
Em 1848, eles publicaram o Manifesto comunista, mas a obra que realmente continha todos os pensamentos sobre isso era O Capital.
Marx teria criado o conceito de "mais-valia", que era diferença entre a riqueza gerada por um operário e o pagamento que recebia por seu trabalho. Isso era mostrado como uma forma desigual de pagamento pelos serviços prestados pelo proletariado (os trabalhadores).
Assim ele dizia que os trabalhadores (proletariado) teriam que ir contra os empresários (burguesia), pois assim isso mudaria a sociedade capitalista. Assim forçando a ação política que a transformaria em uma sociedade socialista. Era sua idealização de uma sociedade justa.
Segundo Marx primeiro seria instaurar uma ditadura do proletariado eliminaria a propriedade privada; depois, com o fim das desigualdades econômicas e sociais e do próprio Estado, viria o comunismo.

Falado isso, como funcionaria cada sistema político e econômico?
Bem nós não estamos falando que é um melhor que outro. Mas sim que cada um tem diferenças entre si. Como sistemas de computador (Windows, Linux e DOS) ou um celular (Android e IoS). Sabendo disso, pense nos clientes como o povo, os sistemas de celular como os sistemas econômico e político, o criador desses sistemas como um dos pensadores que apoiavam esses sistemas (Karl Marx e Adam Smith, por exemplo) e os técnicos como os políticos. Às vezes, o povo faz as coisas de maneira certa, como um cliente querendo que ele funcione bem. Entretanto, se o técnico quiser enganar o cliente, especialmente pois pode não entender nada sobre isso, ele pode culpar coisas que não existem e colocar mais peso no valor de um conserto ou de um item dentro daquele sistema.
Entenda, socialismo não é caridade, nem um bicho de sete cabeças que devora almas. O capitalismo também não é impossível de entender como um assassino serial na esquina da sua casa. Quem você deve cobrar é o político que está por trás do sistema que você depende. E não deixe que ele culpe o sistema (seja o socialismo ou capitalismo, pois posso citar exemplos que deram certos em ambos), mas demonstre as falhas dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário