sábado, 8 de agosto de 2020

Rebeliões contra o domínio português: revoltas nativistas e separatistas.

Revoltas Nativistas: Devido a exploração do ouro no Brasil por Portugal, o segundo (que era metrópole) aumentava as fiscalizações e os impostos, quando o primeiro era colônia. Isso criou pequenas revoltas. Como elas só queriam mudanças na situação antes citada (dos impostos e fiscalização). Por isso, esses era chamados de nativistas. Tinham esse nome, pois suas reivindicações se restringiam  
Uma delas, foi a Revolta dos Mascates. Ocorrida no Recife em 1710. Foi uma reação dos senhores de engenho contra os comerciantes portugueses, chamados pejorativamente de mascates. Com base em Olinda, eles cobravam altos preços pelos produtos, que vendiam, além de ter o direito de cobrar impostos e dívidas pela Coroa portuguesa.

Revoltas Separatistas: Mas as ideias iluministas e liberais chegariam ao Brasil durante o século XVIII. Agora sim essas rebeliões seriam separatistas, querendo romper com a Coroa portuguesa. O descontentamento com os impostos era ainda maior na metade do século. Sem contar que muitos jovens da elite brasileira passou a estudar na Europa, onde tiveram contato com as ideias liberais e iluministas, e trazia novas propostas para a colônia.
Isso inspirou atitudes como a Conjuração Mineira. Isso, pois a partir da segunda metade do século XVIII, a região mineradora apresentava sinais de esgotamento. O que reduziu a arrecadação na área. 
Aconteceu aumento dos impostos e outras formas de controle da área mineira. Isso causou a revolta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário