sexta-feira, 7 de agosto de 2020

As diferenças entre Esparta e Atenas - Parte 1

A mulher espartana não era uma pessoa totalmente livre dentro das poléis (coletivo de polis, as cidades-Estado grega). Entretanto, ela possuía certas liberdades que em outras cidades não existia. Incluindo Atenas, o berço da democracia.

Esparta: A mulher era vista como um meio de produzir novos soldados, portanto elas eram respeitadas. Mesmo que não entrassem diretamente em batalhas. Elas continuavam não fazendo parte do exército, nem possuindo muitos direitos. As aproximando de como viviam os escravos nesse último quesito.
Elas poderiam treinar exercícios físicos e até mesmo aprender técnicas militares. Ao ponto de se tornarem mais firmes em suas decisões. Tanto que algumas frases dessas mulheres ficaram para a história.
O choro é para os covardes, mas tu, meu filho, eu te enterro sem uma lágrima; você é meu filho e filho de Esparta também

-Frase de uma mãe espartana

Atenas: Aqui a mulher quase não poderia ter direitos. Na verdade, ela se tornava a propriedade dos homens da família. Se uma moça era parte de uma família, ela pertencia ao pai. Quando ela casava, ela pertenceria ao marido então. Isso demonstra um poder de posse aos homens que não existia para as mulheres. 
Nós podemos comparar isso ao escravismo mesmo. Pois nem votar tinham como direito, tal qual os escravos.
O silêncio é a graça da mulher 
-Frase de Sófocles

Ao que tudo indica, viver em Esparta era melhor do que em Atenas? Mas isso é só uma das diferenças entre essas duas cidades claramente contrastantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário