Após as Cruzadas e o Renascimento Comercial e Urbano, a Europa viu uma pequena mudança nas ideias da população, devido a mudanças na região. Isso acontece pois, depois de todas as crises que aconteceram no final do século XIV, a implantação de escolas no século XI, parecia ser uma nova visão do mundo.
Anteriormente, as escolas eram administradas por padres, o que normalmente significava se voltarem para teorias cristãs que não se pautavam em fatos comprovados. Os alunos tinham que acreditar em explicações religiosas.
Mas com os impactos causados pela Baixa Idade Média, mestres e aprendizes diminuíram a influência dentro de escolas e assim ampliar o estudos. Antes os sacerdotes se concentravam em direito, medicina e teologia. Após isso, os professores ampliaram isso para poesia, filosofia, matemática, história e eloquência (retórica e filosofia).
Podemos notar aqui a diferença dos pensamentos entre as ideias da igreja e dessa nova esfera de conhecimento: o Humanismo. Com eles:
Na Alta Idade Média a predominância era do teocentrismo (Deus era o centro do universo, pela visão religiosa) e geocentrismo (que o planeta Terra era o centro do universo, por uma visão mais científica, além de falarem sobre a ideia que o planeta era plano. A famosa história da "Terra Plana").
Na Baixa Idade Média começou a ser difundido o antropocentrismo (onde o homem era centro de todo o universo, de modo filosófico) e heliocentrismo (que o Sol seria o centro do universo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário