quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

RPG e Educação: usando o lúdico em sala

Queria deixar isso aqui que é a iniciativa de um professor que conheci através das redes sociais.
Leandro Silvio Martins, que além de lecionar, usa seu hobby, o RPG para passar conteúdos.
No caso, pelo livro que utiliza pode ser sobre literatura, artes, história ou geografia.

"RPG e educação.
RPG é uma sigla em inglês que quer dizer "Role-Playing Game". Jogo de Representação e Interpretação de personagens.
Bom, acaba não sendo um jogo exatamente, pois não há vencedores nem perdedores, e sim uma história interativa, onde a narrativa é criada por todos que estão participando.
Por excelência podemos afirmar que o RPG é um instrumento didático de ensino/aprendizagem, não é competitivo, mas é empreendedor.
No seu feitio lúdico reside a sua maior capacidade, trazendo para a sala de aula o prazer de estudar e aprender. 
Como ferramenta educacional tem é bem peculiar ,pois é  um extraordinário instrumento em sala de aula onde podemos encontrar presentes a socialização, a cooperação, a criatividade, a interatividade e a interdisciplinaridade, com o estimulo ao raciocínio global, muito importante para os dias de hoje, pois através do jogo, é provável resgatar valores morais e éticos. Funciona, então, como ferramenta para preparar o jovem a interagir na sociedade, tanto profissional quanto socialmente.
Mais uma vez utilizo o RPG como ferramenta didática, utilizando o livro "A bandeira do elefante e da Arara" do Christopher Kastensmidt , com todo um cenário ambientado no Brasil colônia, a aula é transformada em jogo, tornando-a mais aprazível, divertida e bem-sucedida, provocando o aluno a buscar a sua interação com o assunto proposto."

Nenhum comentário:

Postar um comentário