quinta-feira, 2 de novembro de 2023

O que é anarquismo?

Muito pouco realmente se sabe sobre o que é anarquismo. A postagem em si, visa explicar do que se trata esse sistema político.
Anarquismo é a organização comunitária de indivíduos livres e protagonistas, baseadas em princípios de autonomia e responsabilidade pessoal e coletiva.
Anarquismo, na origem da palavra vem do grego, anarkhos, que significa falta de GOVERNANTE. As pessoas pensam que a palavra tem relação com a falta de GOVERNO, o que não faz sentido. Na verdade, é só a falta de uma figura de liderança central. 
Alguns pensadores anarquistas que influenciaram esse pensamento foram P.J. Proudhon, assim como Stirner. Outros como Godwin não vão tem influência nenhuma, mas será redescoberto por Peter Kropotkin.
Para quem não sabe, Godwin foi um pensador bem influente para sua época. E pai de Mary Shelley, a mesma que escreveria Frankenstein. Além dele ter sido casado com Mary Wollstonecraft, uma das primeiras feministas.
Ele visa a ajuda mútua, sem a necessidade da polícia. Com implementação de cooperativas, assim como no socialismo, ou seja, sem chefes. Associações participativas, sem impostos. Já que teriam gestões comunitárias, sem governantes. E teriam valores fraternais muito maiores que muitos cristãos por aí.
O anarquismo vê três grandes eixos de dominação: a dominação econômica, a dominação ideológica-cultural e a dominação política. Da qual o Estado é o maior representante, pois tem a capacidade de formar uma classe política com controle sobre essas ideias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário