Embora a abolição da escravatura tenha ocorrido com muito atraso, sendo motivo de vergonha do Brasil perante as demais nações do período, o 13 de Maio foi, sem dúvida alguma, o dia mais importante de nossa história. É assim que eu penso e acredito que deveria ser um feriado muito reverenciado. Nesta data se interrompeu, ainda que tardiamente, um longo período de sofrimento e atos abomináveis, que deixou uma mancha irreparável em nossa história.
Mas os protagonistas dessa história foram os milhares de seres humanos que construíram nossa nação e geraram riquezas por séculos, através de lágrimas e sofrimento. Não foi a princesa Isabel e não foi um favor!
Então neste dia importante, quero compartilhar os únicos registros fotográficos da escravidão da Baixada Fluminense que se tem notícia (ver também imagens nos comentários). As imagens são de cerca de 1870 e por isso estão muito deterioradas. São registros de escravizados trabalhando na Fazenda do Sabugo, que pertencia a extinta Freguesia de São Pedro e São Paulo do Ribeirão das Lages, correspondente a parte do município de Paracambi - RJ.
De acordo com as legendas originais das fotografias, foram todas tiradas na entrada da olaria da fazenda. Também é possível observar, através de zoom nas imagens, os escravizados adultos e muitos ainda crianças, capatazes, carros de boi transportando madeira e o sistema de vagonetes sobre trilhos movidos por burros, que conduziam a produção de tijolos da olaria para a Estação de Macacos.
Apesar de já termos publicado mais de 3 mil imagens nesta página, incluindo muitas inéditas, consideramos essas as mais importantes. Me considero um felizardo e sou grato por estas imagens terem chegado em minhas mãos há alguns anos.