sábado, 2 de março de 2024

Qual o verdadeiro motivo da bandeira nacional, do Brasil, ser desse jeito MESMO?

Muita gente sempre entendeu e entende errado um dos principais símbolos do Brasil. A bandeira nacional por ser verde e amarela. Tanto que ela deveria ser vermelha, se seguisse os conceitos do país. Mas nada tem a ver com comunismo. Vamos por partes.
Para começar o verde da atual bandeira não se deve as matas nacionais, e amarelo não é por conta do ouro daqui. Essa é uma falácia que sempre usaram, mas jamais foi realidade. Ela é assim, como enxergamos desse modo hoje, veio com a Proclamação da República. Na realidade, parece demais com a bandeira do império português. Isso é proposital e está descrito até mesmo no decreto que instituiu ela. Seria para fazer referência as vitórias militares do passado, ou seja, na época do Império Português no Brasil.
Então o motivo da bandeira ser assim, não está na república, mas sim no império.
Sendo parecida com a nossa, ela tinha no seu meio o brasão de armas do império. Sendo criada pelo artista Jean Baptiste Debret, a pedido de rei João VI, antes mesmo da Independência do Brasil. E até parece com aquilo que muitos professores falavam na escola, tempos atrás: seria o verde da primavera, o amarelo do ouro. Porém, coincidentemente, esse verde é o mesmo verde da casa real de Bragança. Que é do Dom João VI, Dom Pedro I, Dom Pedro II e a família toda deles. Enquanto amarelo é a mesma cor da casa real dos Habsburgo, da Carlota Joaquina, mulher do Dom João. E também da nora dele, Leopoldina.
Então já sabemos que essas cores tem mais relação com a família real do que com o Brasil em si.
O próprio "Ordem e Progresso" é um lema positivista. O texto inteiro é "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim" de Auguste Comte. A parte do amor foi cortada da mensagem final. 
Boa parte do pessoal positivista da época, acreditava que pra existir uma boa organização governamental, precisava de um governo forte e ditadorial. Não usavam essas expressões, mas a ideia era a mesma. Para manter a ordem, seria necessário a força para alcançar um determinado tipo de progresso.
Ironicamente, o uso da bandeira tem sido tomado e reforçado por grupos com ideologias de ditadores, muito parecido com essas. Vide Getúlio Vargas, os presidentes dos Anos de Chumbo e Jair Messias Bolsonaro.
Então, no caso, estaria mais correto ela ser vermelha. Pois a palavra Brasil, vem do pau-brasil. Pois no caso, a palavra "brasil" vem de outra palavra, "brasa". Pois qual a cor extraída dessa madeira? Escarlate, rubro, ou melhor, vermelho.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário