Os historiadores dividem a história em períodos.
Um período significa intervalo, divisão de tempo. Para dividir os períodos históricos, é necessário definir quais aspectos da vida em sociedade vamos e queremos conhecer, analisar quais os temas relevantes a serem estudados e quais são os objetivos desse estudo. Definindo o tema conseguimos notas suas principais características e, através de muita pesquisa, percebemos quais mudaram e quais permaneceram ao longo do tempo.
Podemos fazer um paralelo com os períodos históricos, com a Idade Média e a vida escolar. Para tanto, em qualquer um dos dois casos podemos medir esses eventos em de curta, média e longa duração:
- Uma aula é um evento de curta duração = Como por exemplo um suserano fazer uma cerimônia em que transforma um nobre em seu vassalo é um evento de curta duração;
- A conclusão de um ano escolar tem média duração = Um evento de batalha como uma das Cruzadas pode ser tratado como evento de média duração;
- O fim do ensino básico (do Primeiro Ano do Ensino Fundamental até o Terceiro do Ensino Médio) tem longa duração = Algo como o surgimento do cristianismo como o conhecemos é de longa duração.
Podemos dividir a história, de um modo simples no que chamamos de História Geral. Podemos notar que segundo vemos na história, essa periodização ocorre da seguinte forma:
- Pré-História (período antes do surgimento da escrita e começo da evolução das cidades como viríamos a conhecer);
- Idade Antiga (ou também chamada de Antiguidade);
- Idade Média (chamada mais tarde de forma errônea de "Idade das Trevas". Mas não é correto afirmar isso);
- Idade Moderna (chamada pelos iluministas como "Idade das Luzes")
- Idade Contemporânea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário