quinta-feira, 2 de abril de 2020

Como se formaram as cidades (Sexto Ano)

Ur, exemplo de cidade grande
Estudiosos estimam que na cidade Çatal Huyuk, onde hoje em dia existe o país conhecido como Turquia, esse local surgido há mais de 8 mil anos, tenham vivido até 7 mil pessoas. Isso demonstra que as cidades, que antes eram só pequenas vilas, já começavam a ficar grandes demais. Tornando a vida mais complicada. Então notamos que desde as cidades mais simples, até as mais complexas, há sempre problemas nos reinos antigos. Exemplos disso são a cidade de Jericó (considerada a primeira cidade do mundo por muitos) e Ur (capital do reino da Babilônia). 
Jericó, exemplo de cidade pequena
Para controlar o número maior dos cidadãos nas metrópoles ou regiões mais rurais, era necessário um líder. Muitas vezes ele seria alguém conectado ao povo, carismático e aceito por grande parte deles. Mas acima de tudo, um militar, alguém bem treinado. Um grande soldado.
Acima de tudo, uma cidade precisava dominar três coisas:

  1. domínio sobre os metais;
  2. domínio sobre a escrita;
  3. domínio sobre os mecanismos hidráulicos.
Metais:
O uso dos metais era importante, pois depois do Paleolítico e do Neolítico (Idade da Pedra Lascada e Idade da Pedra Polida, respectivamente), as ferramentas agora eram feitas e forjadas com ferro, chumbo, ouro e outros desse itens. Além de serem mais duráveis, eles funcionavam de uma forma melhor que ossos e pedras.
Escrita:
A escrita para um povo sempre foi importante, pois se não tiver uma história registrada, parte de sua importância se perde. O registro oral (o registro passado através da fala) é importante, contudo, ele pode ser alterado de uma geração para outra. Então, com o surgimento de escritas mais sofisticadas, como o hieróglifo e a escrita cuneiforme, são muito importantes.
Como podemos ver na pedra em que está escrito o Código de Hamurabi, a escrita também é importante para termos leis registradas. Assim, sendo de conhecimento geral essas leis. Podemos também colocar aqui os Dez Mandamentos, que apesar de ser uma série de textos bíblicos, também podem ser tratados como regras a serem seguidas.
Mecanismos hidráulicos:
Surgiram vários mecanismos antigos que utilizavam da força da água para se movimentar (por isso mecanismos hidráulicos: hidro = água).
Como se deve imaginar, antes se usava muitas vezes força humana ou força animal para trabalhos. Porém, com esses mecanismos que usavam a força, além de não existir algum ser que se cansaria nesse esforço, ele não pararia.
Um exemplo claro é o do moinho que tritura os grãos de trigo, cevada, milho, entre outros. Além de regar plantações de uma forma única muitas vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário