domingo, 5 de abril de 2020

O Liberalismo político e econômico (Oitavo Ano)

Adam Smith e John Locke

Como notamos, os pensadores iluministas vão criar diversas ideias que vão ir contra o absolutismo dos regimes monárquicos. Como os que mais citamos da França e da Inglaterra. Para contrapor esse poder que os reis tem, esses pensadores vão criar o liberalismo político. Mas para contrapor a visão econômica desses governantes (o mercantilismo), havia o liberalismo econômico.
Basicamente, esse pensamento defendia que a economia não deveria estar sendo controlada pelo governo e sim se auto vigiando, de forma que fosse independente. Diferente da visão do absolutismo em todo o lucro do reino estaria nas mãos do rei.
Entre o liberalismo político e o econômico há uma forte relação pois ambos criticavam o Antigo Regime (a monarquia absolutista)
No século XVIII, o economista Adam Smith desenvolveu uma teoria que ficou conhecida como liberalismo clássico. Um de seus objetivos era explicar como se produzia a riqueza das nações. Ele defendia que o investimento em atividades como a indústria e a manufatura, promoveria a riqueza de uma nação.
Ele acreditava que não era necessária a intervenção do Estado na economia, pois o mercado se "autorregularia" pela lei da "oferta e procura":
Enquanto houvesse demanda (procura) por um produto, alguém se encarregaria de ofertá-lo. Por outro lado, se um produto ficasse muito caro, outros produtores passariam a produzi-lo, e assim o preço cairia. E da mesma forma que os preços se autorregulariam, os salários, os lucros e a produção. A concorrência seria um dos fatores a movimentar as relações econômicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário