Os feudos possuíam diversos tributos (algo similar aos impostos) que muitas vezes eram pagos as senhores feudais. Entre eles:
os camponeses eram obrigados a trabalhar alguns dias na reserva do senhor do feudo;
os camponeses tinham que entregar uma parte das produções das reservas servil;
os camponeses teriam que pagar pela utilização das instalações do feudo, como o moinho e celeiro, etc;
os camponeses também pagavam um tributo anual com produtos, de acordo o número de familiares;
a mão-morta, que era uma espécie de multa que o dono do feudo cobrava quando um camponês morria. Para que a família do morto continuasse nas terras, deveria pagar taxas com produtos;
por último, os camponeses deviam pagar o dízimo a igreja.
Essas cidades feudais, tinham na area exterior os campos de rodízio. Essa técnica, teria surgido desde o século X e aumentou a produtividade agrícola. Ela se baseava em três campos diferentes:
- No primeiro campo se planta um alimento A, no segundo campo se planta um alimento B e no terceiro campo ficava descansando no primeiro ano;
- No primeiro campo ficava agora descansando, no segundo campo se planta um alimento A e no terceiro campo se planta um alimento B no segundo ano;
- No primeiro campo se planta um alimento B, no segundo campo ficava agora descansando e no terceiro campo se planta um alimento A no tarceiro ano;
- E assim por diante.
A reserva servil era onde estava plantando-se os alimentos e uma forma de sustento com isso. Sem contar que parte do que era produzido seria entregue ao senhor feudal.
Os camponeses viviam em vilas ao redor dos castelos dos feudos, em casas feitas de barro e palha, com chão de terra batida. As vezes tinham um cercado na parte de trás onde cultivavam alguns alimentos e pequenos animais (aves e porcos).
Esses camponeses se comprometiam a pagar tributos aos nobres (condes e duques) para obter o direito de ficar naquelas terras. Enquanto isso, os nobres protegiam o povo com seus cavaleiros. Na verdade a circulação de moedas era muito baixa ainda.
Já a reserva senhorial era parte das terras agrícolas reservada ao senhor feudal. Alguns dias da semana era cultivada pelos camponeses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário