quinta-feira, 16 de abril de 2020

Características do Nazismo e Fascismo

Algumas coisas que as pessoas não compreendem sobre o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial, e até hoje em dia, são as características dele. Na verdade, nem sobre ele, nem sobre o fascismo. Vamos por partes. Primeiro vemos no nazi-fascismo:

  • Totalitarismo: implantação de um Estado forte de direita;
  • Anti-liberalismo: censura por parte do Estado, dissolução de partidos de oposição, controle das liberdades individuais, fim do direito de greve, regulamentação da economia pelo Estado (ou seja, seu controle), dissolução dos sindicatos, etc.
  • Militarismo: preparação militar. Nesse caso, visando a Segunda Guerra Mundial. Ou melhor dizendo, a conquistas de vários territórios.
  • Anti-comunismo: perseguições aos líderes comunistas e profunda ligação com grandes grupos industriais capitalistas que sustentam o governo.
  • Nacionalismo: aumento da propaganda patriótica de modo quase fanática, condutores dos povos alemães e italianos na Segunda Guerra.
Ainda que possuam essas características, o fascismo e o nazismo são diferentes entre si. Nos seguintes critérios:
  1. a propaganda nazista atinge mais intensamente toda a nação alemã, inclusive o campo;
  2. o nazismo se reveste de um cunho mais fanático;
  3. apenas o nazismo é racista, pregando a supremacia da raça ariana (arianismo). Isso causou perseguições e mortes ditas de raças ditas inferiores pelos nazistas: negros, judeus e ciganos, por exemplo. Os judeus são perseguidos pelo nacionalismo econômico exarcebado no país, não permitindo lucro, para outros povos dentro da Alemanha;
  4. o Estado italiano é mais corporativista, pregando a ação conjunta de patrões e empregados em função do crescimento da nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário