quinta-feira, 16 de abril de 2020

Conceitos do Cristianismo medieval - Parte 1 (Sétimo Ano)

Durante toda a Idade Média (Alta e Baixa) as noções de certo e errado, de bem e mal, todo o conhecimento natural, espiritual e sobre o mundo vinha pelos ensinamentos cristão. E quem detinha esse poder eram os religiosos na Europa Ocidental. Então notamos a extrema religiosidade que vai marcar essa parte do mundo. 
Alguns dos sermões medievais.
O clero se comunicava com povo através das palavras faladas (os sermões) e das imagens presentes nas igrejas. Lembrando que boa parte da população na Europa era analfabeta. Missionários eram enviados para diversas partes, não só para catequizar, mas também o respeito ao papa e as autoridades eclesiásticas.
Até mesmo o teatro era outro instrumento usado pela igreja para difundir a religião e como deveriam respeitar a igreja. 
Só para que tenham ideia, cada feudo tinha suas próprias moedas e leis, um sistema de pesos e medidas e um senhor feudal, que controlava as coisas do seu modo. Mas diferente dos feudos as igrejas tinham sim um sistema centralizado de forma quase política. E obviamente seu chefe supremo era o papa. Então, enquanto o poder feudal era particular (ou seja, de forma menor) o poder da Igreja era continental (pois alcançava toda a Europa e algumas outras regiões vizinhas).
Apesar dos servos terem uma vida difícil, não eram eles que sofriam as mais duras penas nos feudos. Na verdade, algumas pessoas eram até expulsos deles. Essas pessoas normalmente eram retiradas do convívio das cidades por terem cometidos graves faltas ou por estarem com doenças consideradas contagiosas (e na época sem cura), como a lepra (conhecida hoje em dia como hanseníase).
Os doentes eram vistos com dúvida e desconfiança, pois se acreditava que teriam sido abandonados por Deus. Por isso, quase sempre só viviam longe dos feudos vivendo de roubos ou esmolas. Nesse contexto, as pessoas que eram excomungadas também eram retiradas dessa sociedade, pois como vimos, ela detinha poder sobre toda a Europa medieval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário