quarta-feira, 1 de abril de 2020

Feudalismo: Como ocorreu e como funcionava? - Parte 1 (Sexto Ano)

Mapa da Europa (Século VI)
Depois que os povos que viviam sobre a proteção do Império Romano do Ocidente fugiram para o centro da Europa (por causa da queda de Roma no Século V d.C.), eles encontraram proteção em senhores de terra. Quase sempre de origem esses senhores serão de origem germânica. Como vimos, eles serão pessoas convertidas ao cristianismo. Ou seja, serão lordes guerreiros e poderosos, mas que tentavam seguir os princípios da fé cristã. 
Os líderes desses senhores feudais, que descendiam dos reis antigos, também se convertiam ao cristianismo como era de se imaginar. Então notamos como a religião era importante na Idade Média.
Podemos focar no feudalismo, em especial da Alta Idade Média aqui. Só lembrando:

  1. Alta Idade Média = Período que vai do Século V até o Século X d.C..
  2. Baixa Idade Média = Período que vai do Século X até o Século XV d.C..
Imagem base de um feudo

No feudalismo, existem construções que vão ser cercadas por muros altos, janelas pequenas, muitas vezes protegidas por um fosso com água (quase sempre imunda) chamadas de feudos. Por isso, o tipo de sistema de vida naquela época na Europa era chamado de sistema feudal ou feudalismo. 

Quem realmente vivia ali eram os nobres. Estes, dentro do feudo, coordenavam soldados para proteger seus territórios e em caso de uma invasão iminente, se fechavam nesse castelo medievais. Usando essa proteção ao seu favor. 
Na Alta Idade Média, o principal problema eram as invasões de povos como os vikings, os magiares e guerreiros da religião islâmica. Essa estratégia citada antes os ajudava contra esses inimigos terríveis. 
Os feudos eram extremamente ruralizados, tornando a Europa propensa a invasões já que os inimigos acreditavam ser um alvo fácil devido a isso. Então, boa parte do continente que era cristão normalmente consumia o que produzia. Era um tempo difícil para os camponeses europeus.
Mapa da Europa (Século XII)
Ainda assim, os nobres senhores de terra faziam acordos militares, pois os reis subdividiam as terras (que de todo o reino seria de posse dele) exigiam a proteção de seu povo por esses lordes.
Vemos aqui que muitos reinos começam a se formar, como o crescimento do Reino de Portugal (anexando o de Leão) e o surgimento da Espanha (com os Reinos de Castela e Aragão). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário