domingo, 26 de abril de 2020

Crescimento demográfico na Europa - séculos VIII a XIII (Sétimo Ano)


Em seiscentos anos, o número de habitantes aumentou de forma tremenda na Europa.
Acompanhem: 

  • Nesses seiscentos anos, o número de habitantes cresceu em mais de 40 milhões;
  • No ano de 700, eram 27 milhões de pessoas;
  • No ano 1000, eram 42 milhões de pessoas;
  • E em 1300, calcula-se que a Europa era habitada por 73 milhões de pessoas.
Estrutura de igreja românica
Durante anos a concentração populacional sempre se concentrou na área rural. Por volta do ano 1000, não havia cidades com mais de 10 mil habitantes. Já em torno do ano 1200, cidades italianas chegavam a ter mais 100 mil habitantes. E Paris, 80 mil.
Esse aumento da demografia se deve as melhoras na produção agrícolas, que como vimos também se deve as inovações tecnológicas, as diminuições de invasões no território e as relações sociais e de trabalho estabelecidas nos séculos XI e XIII.
Estrutura de igreja gótica
A grande produção de alimentos contribuiu para a melhoria da condição de vida nas diversas áreas da vida social medieval. As pessoas passaram a viver por mais tempo. Por conta disso houve um significativo no aumento demográfico (aumento populacional).
Algumas amostras que o número populacional crescia vertiginosamente eram as transformações na arquitetura religiosa. A própria mudança do românico para o gótico demonstra a necessidade de áreas internas maiores, para comportar um numero crescente de fiéis.
Mesmo as igrejas rurais necessitaram de reformas no século XIII. Nota-se isso com a reconstrução de suas naves - espaço central da porta ao altar - que se tornaram pequenas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário