quinta-feira, 16 de abril de 2020

Diferentes visões da história - Parte 1 (Sexto Ano)


Compreendemos que existem diversas visões do tempo, dependendo do período. Devido ao domínio das sociedades com base de religiões católicas apostólicas romanas, o tipo de calendário que uma grande parte da sociedade usa e utilizamos quase sempre nos estudos históricos, é o cristão. 

Ou seja, mesmo que vivamos no mesmo planeta pessoas e outros povos vivem e veem o tempo de modos diferentes. Um exemplo disso, são os calendários gregoriano e otomano:


  • gregoriano: o calendário cristão, adotado pela maioria das sociedades ocidentais, também é conhecido como calendário gregoriano. Isso se deve pois o papa Gregório XIII que oficializou seu uso em 1582.
  • otomano: relativo ao Império Otomano, também conhecido como Império Turco, que dominou grandes áreas da Ásia, do norte da África do sudeste da Europa entre os séculos XIII e XX. Tinha sede em Constantinopla e viveu seu auge entre os séculos XVI e XVII.
Cada registro de cada tempo tem um marco diferente que conta o tempo a partir dele. Por exemplo:
  • No cristianismo, temos como marco a data do nascimento de Jesus Cristo.
  • No islamismo, temos a Hégira (a partida do profeta Maomé para a cidade de Medina).
  • No judaísmo, seria quando Abraão com sua tribo teria saído da cidade de Ur, na Caldeia, e foram para terra de Canaã, onde se estabeleceram.
  • No budismo, os chineses acreditavam que Buda teria reorganizado os anos de acordo com o ano em que nasceu. Esse talvez seja o tipo de calendário mais mitológico de todos. Já que no caso, quem teria criado ele foi a própria figura divina.
Quase sempre quando notamos, vai estar escrito a.C., a.H., d.C, e d.H. numa linha do tempo. Isso se deve ao fato de quando estiver escrito "a." se refere a períodos e fatos que ocorreram antes do marco histórico. E quando estiver escrito "d." se refere a períodos e fatos que ocorreram depois do marco histórico.
Exemplo: a conversão de Saulo de Tarso, no apóstolo Paulo acontece d.C., pois acontece APÓS o nascimento de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário