Nós temos hoje em dia, consciência, que a origem e a primeira evolução do ser humano se deu, provavelmente na África. Isso se deve ao fato de que os primeiros fósseis humanos foram encontrados no continente africano. E que por volta de 1 milhão de anos atrás, nossos ancestrais (homo sapiens já nesse momento) se dispersaram e ocuparam outros continentes. Vamos ver como isso aconteceu no continente americano.
Os pesquisadores desses seres humanos da era pré-histórica, tem como meios de pesquisar sobre esse período esqueletos humanos, restos de fogueiras, pedaços de cerâmica, pinturas rupestres, resquícios de aldeias e habitações, entre outros vestígios que foram deixados há milhares de anos. Esses que pesquisam dados da pré-história, são chamados de arqueólogos.
Para determinar a data aproximada a que pertencem os vestígios arqueológicos (Ou seja, usando de alguns meios, os arqueólogos conseguem dizer em que época surgiram esses vestígios. Que são quase sempre registros materiais, quase sempre móveis. Mas existem poucos registros visuais.) muitos usam alguns meios para isso:
- Estratigrafia: as camadas de areia, terra ou pedra guardam vestígios do passado. Dependendo da camada (estrato) de areia em que os fósseis ou objetos são encontrados, estima-se o período em que viveram ou foram utilizados. Os que se localizam mais superficialmente são os mais recentes, enquanto que os mais profundos são os mais antigos. Lembrando que isso é uma ESTIMATIVA, ou seja, um período aproximado de quando aquilo aconteceu;
- Carbono-14: todos os seres vivos absorvem em seu corpo, um elemento chamado carbono-14. Após a morte, esse elemento vai diminuir depois de um longo tempo no corpo de um ser. Assim ao medir o carbono-14 restante em um corpo podemos calcular a idade desse vestígio: quanto menor a quantidade desse elemento, mais antigo é o vestígio.
Além disso, podemos usar equipamentos diversos para ver melhor certas coisas dentro de uma área arqueológica, como câmera fotográfica de ampla resolução, drone e laser scanner. Esses equipamentos captam com mais detalhes e alta definição imagens dos locais pesquisados.
A arqueogenética que usa técnicas de extração de DNA de ossos por exemplo, é possível, por exemplo, realizar o sequenciamento e traçar a identificação genética entre povos de diferentes tempos e locais.
A arqueogenética que usa técnicas de extração de DNA de ossos por exemplo, é possível, por exemplo, realizar o sequenciamento e traçar a identificação genética entre povos de diferentes tempos e locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário