Superman e Batman: poderíamos associar os dois na imagem a construções românicas e góticas |
Os edifícios das igrejas, inicialmente, carregavam mais traços de referências românicas. E evidenciavam a preocupação contra os conflitos físicos e espirituais. Eram construções de pedra, com paredes maciças e grossas.
Arco de volta perfeita |
Esse tipo estilo de arquitetura desenvolveu-se especialmente entre os século XI e XII, muito associado aos universo dos antigos mosteiros. A maioria das vezes esse estilo fica evidente também em edificações como de igrejas e castelos.
Então podemos dizer que inicialmente predominava a arquitetura românica.
Já em outro estilo arquitetônico, no arco ogival foi possível distribuir melhor a força necessária para sustentar o teto das igrejas. Com isso, paredes e pilares se estreitaram, o que ampliou a área de construção e verticalizou as edificações (tornou mais distante os tetos). Uma das marcas desse estilo são os vitrais, técnica que utiliza pedaços de vidro de várias cores que representam nas janelas passagens bíblicas, imagens de santos, desenhos geométricos e cenas diversas.
Abóbada de cruz ou cruzada simples e sexpartida |
Esse novo tipo de arquitetura que surgiu se denominava arquitetura gótica.
A escultura e pintura ganharam destaque, associadas à arquitetura, expressando a busca da harmonia divina com o desenvolvimento racional científico (muitas vezes essas obras seriam apoiadas pela burguesia).
As pinturas e imagens em vitrais, são elaboradas para ensinar aos fiéis (a maioria analfabetos, naquele período) passagem da Bíblia e da vida dos santos.
Enquanto a arquitetura românica expressa uma sociedade mais rural, a arquitetura gótica expressa uma sociedade bem mais urbana.
Na primeira imagem, pilares em estilo românico. Na segunda, um tímpano que fica na porta de entrada de igrejas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário