quarta-feira, 6 de maio de 2020

Iluminismo inspirando a independência dos EUA - Parte 1 (Oitavo Ano)

Com a formação dos Estados Unidos da América, desde o começo (com a formação das Treze Colônias) vemos que ela se mostrou diferente desde que surgiu como colônia. Vamos por partes:
Quando os ingleses chegaram à América no século XVI, estabeleceram sobre a colônia um modelo de governo e menos controlador, diferente das colonização da Espanha e Portugal. Talvez isso se deva pela Coroa inglesa não considerar atraente economicamente para ela. Alguma companhias de comércio e grupos tiveram a permissão para que explorassem a região. 
E podemos dividir as Treze Colônias em Norte e Sul:

  • No norte das Treze Colônias, temos um clima temperado, como o da Europa, as terras foram ocupadas por puritanos (como eram chamados os calvinistas, fugindo das perseguições religiosas na Europa). Eles se organizaram em pequenos vilarejos próximos a elas, empregando a mão de obra livre assalariada. A venda de produtos agrícolas aqui não seria tão frutífera, pois eram parecidos com os da Europa.
  • Já nas colônias do sul das Treze Colônias, de clima subtropical, os ingleses montaram um sistema de exploração colonial com base em grandes propriedades voltadas para a exportação de produtos agrícolas, em especial tabaco e algodão. Esse sistema de exploração econômica era denominado plantation. Utilizavam como mão-de-obra, africanos escravizados.
O desinteresse da metrópole em relação aos produtos das colônias do Norte permitiu que elas tivessem mais possibilidades de comércio. Trocando nas Antilhas Francesas e nas colônias do sul. compondo o chamado comércio triangular.
Sem o controle excessivo da metrópole, isso favoreceu o desenvolvimento da autonomia de suas elites.
A partir do século XVIII, no entanto, a Inglaterra tentou aumentar o controle sobre os seus territórios na América. Passou a exigir das Treze Colônias um comportamento de submissão aos ingleses. Por isso estabeleceu ideias de controle do comércio na colônia por meio de impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário