sábado, 23 de maio de 2020

A Era Napoleônica (Oitavo Ano)

Com a queda da monarquia absolutista, Napoleão assumiu o poder. Napoleão Bonaparte iniciou uma série de medidas de impacto interno.

  • Tentou combate a crise econômica por meio da realização de obras públicas, como edifícios, estradas, portos. Essas obras geravam emprego para os habitantes das cidades. 
  • Garantiu a antiga divisão de grandes propriedades feita em 1793, no governo dos jacobinos.
  • Criou uma nova moeda, o franco, o Banco da França e apoiou as atividades burguesas, inclusive com medidas protecionistas.
  • Organizou a administração pública, com reformas na estrutura estatal do governo
Uma das coisas mais conhecidas sobre o governo Napoleão é a criação do Código Civil (conhecido como Código Napoleônico) em 1804. Era um conjunto de leis com inspiração iluminista incluindo a regulamentação de bens privados e patrimoniais. Ao mesmo tempo que garantiu a liberdade individual, econômica e religiosa, mas proibiu os sindicatos e greves, restabeleceu a escravidão nas colônias francesas, promoveu reforma agrária e ganhou direito à propriedade.
Código Civil
Isso foi tão bem aceito que a situação econômica da França melhorou. Tanto que em um plebiscito, a população francesa legitimou o poder de Napoleão, o tornando imperador. Desde então, ele começou diversas campanhas militares, visando ampliar os domínios de seu império.

Nenhum comentário:

Postar um comentário