- No Centro-Oeste, Nordeste, nas florestas do Sudeste e do Sul foram encontrados diverso vestígios de povos caçadores e coletores que datam de 11 mil anos. Tanto caçadores quanto coletores habitavam cavernas e espaços abertos. Viviam da caça de animais selvagens e da coleta de plantas comestíveis precisando buscar alimentos onde estivesse disponível. Faziam instrumentos feitos de pedra e osso. Cada um com formato adequado com sua finalidade: caçar, cortar, raspar, escavar, furar, etc. Mesmo com a chegada do homem branco, muitos indígenas continuaram assim.
- Em alguns locais do litoral brasileiro, na região que se estende do Pará ao Rio Grande do Sul, viveram grupos que se tornaram conhecidos como povos dos sambaquis (ou sambaquieiros). Se Alimentavam muitas vezes de peixes, moluscos e outros animais aquáticos. Como o alimento era abundante, eles não precisavam se mudar muito. As conchas dos moluscos se amontoavam (já que eram base de sua alimentação) formando verdadeiras montanhas conhecidas como sambaquis. E as pesquisas indicam que esses grupos, viveram entre 7 mil e mil anos atrás à beira-mar. E muitos deles foram absorvidos ou eliminadas pelos povos Tupi.
- Há cerca de 3 mil anos alguns povos que viviam na região amazônica e em grande parte da costa brasileira, nos atuais estado de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, desenvolveram a agricultura. O que lhes permitiu fixar em aldeias, tornando-se sedentários. Cultivando plantas medicinais e alimentícias. Além disso, desenvolveram objetos de cerâmica que poderiam servir para: rituais, como urnas funerárias, recipientes de transporte de água, cozinhar e outras funções diversas.
terça-feira, 12 de maio de 2020
Como viviam os primeiros humanos no Brail (Sexto Ano)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário