A revolta dos jacqueries |
A guerra
Os sobreviventes da fome e da peste, em várias regiões da Europa, passaram a enfrentar novas formas de exploração por parte da nobreza feudal e dos burgueses ricos das cidades. Novas taxas nas cidades e uma remuneração baixa dos empregados causou revoltas populares. Entre elas:
- em Florença ocorreu uma das maiores revoltas urbanas do século XIV. Conhecida como Revolta dos Ciompi, que aconteceu pela discordância dos salários pelos trabalhadores das oficinas e a cobrança de impostos.
- na década de 1350, na França, ocorreram grandes revoltas camponesas, conhecidas como jacqueries (expressão equivalente a "joão-ninguém"). Os camponeses se rebelaram contra os altos impostos feudais e a fome pela qual passavam. 100 mil camponeses teriam participado dessa revolta, próxima a Paris. Ocorreram a morte de 20 mil pessoas.
- Em 1381, liderados por Walt Tyler, 10 mil camponeses exigiram o fim das regras de servidão e a diminuição das taxas pagas. No começo tiveram suas exigências atendidas, após tomarem a cidade de Canterbury. Depois o rei mandou seus soldados e os revoltosos foram atacados e massacrados pelos nobres.
Um dos diversos conflitos durante a Guerra dos Cem Anos |
Durante 116 anos, entre 1337 e 1453, os reinos da França e da Inglaterra se envolveram em um conflito chamado a Guerra dos Cem anos. Havia disputa pelo trono francês e as disputas comerciais fizeram com que a guerra fosse uma sucessão de batalhas violentas e massacres. Ao ponto de que, em ambos os lados, ocorreram saques.
O uso da pólvora, recém-trazida da China aumentou os danos e as mortes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário