quarta-feira, 6 de maio de 2020

Resultados do crescimento populacional na Idade Média (Sétimo Ano)


Desde aproximadamente o ano 1000, em diferentes áreas da Europa, ocorreu um aumento populacional. Por conta disso, foi necessário aumentar as áreas de plantio e introduzir novos cultivos.
Começaram a trabalhar nas terras que até então não eram exploradas. Então, bosques foram derrubados e pântanos drenados para que se tornassem áreas de cultivo. Esse processo ficou conhecido como arroteamento.

Ainda assim, a população aumentava, a alimentação não era suficiente e a tecnologia tinha estagnado. Poucos alimentos para um número cada vez maior de pessoas nascendo e mais velhos.
Uma das consequências do aumento demográfico no século XI foi o movimento de urbanização. Várias cidades não concediam condições de vidas boas para a população. Se as pessoas saíssem dos feudos se tornavam bandidos saqueando nas estradas ou mendigos de frente aos castelos. Os que ficavam, tinham que lidar com a falta de alimentos, roupas e ferramentas.

A nobreza também tinha problema. Apenas o primogênito teria sua vida garantida. Os outros filhos tinham que se conformar em se tornar membros da igreja, indo para o clero, se tornarem vassalos ou cavaleiros sem terras, estes que viviam de guerras e saques em outras terras.
A situação era tão complicada, que no final do século X, a Igreja instituiu a Trégua de Deus: a qual limitava os dias em que se poderia guerrear não permitia ataques contra desarmados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário