sábado, 23 de maio de 2020

Povos pré-colombianos: Incas (Sexto Ano)

Uma página de Tintin, que tem como foco o império inca.
Por volta do século XII, eles se instalaram na região dos Andes. Eles estabeleceram alianças com os povos que já viviam por lá. Com o passar do tempo, eles assumiram a liderança, e fizeram de Cuzco (primeira cidade fundada por eles) a capital de um grande império. A relação dos incas com os povos vizinhos se estabeleceu por meio da reciprocidade (fazia-se um pedido a um chefe de um povo e, em troca, oferecia-se um benefício), de casamentos e da força militar.
Um terraço agrícola feito pelos incas
Por todo o império construíram estradas, pontes e inúmeras cidades. Graças a mobilização de um grande número de pessoas, amplos conhecimentos matemáticos e muita criatividade. Machu Picchu (as ruínas que ainda existem, no Peru) é a prova dessa competência.
Nem todas as áreas do império eram favoráveis a agricultura. Entretanto, os camponeses superavam isso com terraços, canais de irrigação e sistemas de drenagem. Além disso saber adubagem e outros saberes.
Toda a terra pertencia ao inca e era dividida em três partes:
  1. destinada às ayllus, comunidades camponesas que cultivavam produtos para subsistência, trocas e comércio;
  2. ao deus Sol, com a colheita reservada aos sacerdotes;
  3. e o Inca, abastecendo o imperador, sua família e os nobres;
Lhamas e alpacas eram animais usados para transporte quase sempre. Para transporte de cargas e para fornecimento de lã, carne e couro para confecção de objetos.
Os incas utilizavam um tipo de registro chamado como quipo (que não é um sistema de escrita). Era uma peça composta de cordões de diversas cores e tamanhos, nos quais se faziam nós em intervalos regulares. Era através deles, era possível fazer cálculos do império.
O povo inca adorava deuses como o Sol, a Lua e o maior de todos, o deus criador, Viracocha. O Sapa Inca ou só Inca, poder máximo do império, era considerado o filho do deus Sol.
As mamaconas eram jovens que viviam na Aclla Huasi (Casa das Escolhidas) próximas ao imperador, podendo tornar-se esposas secundárias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário