domingo, 17 de maio de 2020

(Ciência em Séries) O Pantera Negra

Até bem recentemente, o personagem era bem desconhecido da grande mídia. Assim como os personagens Luke Cage e Falcão.
Talvez a figura negra mais conhecida, em especial que tratasse da África era Ororo Munroe, a mutante Tempestade. Contudo, com sua estreia no filme Capitão América Guerra Civil e seu filme solo Pantera Negra, ganhou notoriedade. Ainda mais que no segundo ele fez um sucesso tremendo, chamando a atenção para representatividade do negro nas obras audio-visuais.
Mas vamos para o Pantera Negra, T'challa.
O Pantera Negra apareceu pela primeira vez 1966, na revista do Quarteto Fantástico #52, criado pelo Stan Lee e Jack Kirby. O legítimo rei da nação de Wakanda. Ele também foi o primeiro super-herói negro com super-poderes até então. 
Na primeira historia que ele aparece, o Quarteto é convidado a ir até Wakanda. Como prova de boa fé, o rei dá a Reed Richards uma nave extremamente tecnológica. 
Ao chegarem lá, eles descobrem que lá é uma civilização altamente tecnológica bem no coração da África. Uma civilização altamente avançada em todos os sentidos possíveis. 
Quando o Quarteto encontra de T'challa eles entram em confronto. Acontece que o Pantera queria ter certeza sobre os heróis, se eles seriam merecedores de sua confiança. Para isso, os coloca como presas em uma caçada.
Logo após esse "mau entendido", T'Challa conta a eles sobre a lenda do Pantera Negra. 
Um meteoro teria caído naquela área da África, composto por um metal extremamente raro, o vibranium. A característica desse metal é que ele se torna isolante. Ou seja, ele não conduz como diversos itens desse tipo, ele impede as ondas de energia. Absorvendo coisas como radiação, energia e impacto. Tanto que um dos componentes do escudo do Capitão América é o vibranium. 
O tal meteoro era grande, do tamanho de uma montanha. As várias tribos que viviam ali consideravam aquilo um presente dos deuses. No entanto, a radiação natural transformava as pessoas ali em mutantes. Espiritos ruins que atacavam outras pessoas. 
Dessas tribos surgiu o primeiro Pantera Negra, Bashenga. Para defender aqueles povos. Desde então os Pantera tem defendido Wakanda, já se formando como uma civilização.
A ideia da pantera como figura dos Panteras Negras se deve a Bast, a deusa pantera. Uma versão da deusa egípcia, Bastet.
Após o Pantera ser escolhido, ele passa a consumir uma erva em forma de coração. Ela teria sido modificada pelo vibranium. Algo próximo aos efeitos do super-soldado usado em Steve Rogers. Só quem descende desses reis consegue consumir a planta, pois para qualquer outra se torna venenosa. Através desse item, além de força e destreza sobre-humana, um Pantera pode extrair o conhecimento dos antigos reis falecidos. Possuindo instintos extremamente aguçados e consegue ver infravermelho e ultravioleta. 
O traje dos reis é feito de vibranium. E foi esse metal que fez a vida em Wakanda prosperar. 
T'challa é formado em física na Universidade de Oxford. Ele é tão inteligente que já liderou o Quarteto Fantástico algumas vezes.
T'chaka, o antigo rei e pai de T'challa, escondeu o pais do resto do mundo. Mas vendia pequenas quantidades de vibranium para cientistas, assim obtendo dinheiro e enviando algumas crianças para universidades. Ou seja, criando novas mentes brilhantes. Provando que através da educação obtemos o desenvolvimento de um povo.
Para se ter uma ideia, um grama de vibranium vale 10.000 dólares. 
Um físico holandês, Ulysses Klaw, veio a Wakanda. Para extrair vibranium, ele acaba matando T'chaka. Mas acabo não conseguindo aquele material. Pois T'challa, mesmo novo, acabou com sua mão. Seu plano, de Klaw, era criar matéria a partir de ondas sonoras.
E foi contra esse vilão que T'challa pediu ajuda ao Quarteto Fantástico. Nesse mesmo episódio, Klaw se torna o vilão Garra Sônica ao cair na máquina que transformava som em matéria sólida. 
O Pantera Negra possui um grupo de guarda-costas especial, formado por mulheres de diversas tribos. Treinadas para serem defensoras do rei. As dora milaje. Elas falam um dialeto próprio, somente com o rei e com elas próprias. 
Outro inimigo, além de Klaw é Eric Kilmonger. Seu nome original era Tchanaka. Quando criança, Klaw forçou o pai de Eric a trabalhar para ele. O pai morreu e a família deles foi tratada como traidora. Exilado nos EUA ele cresceu e se formou no Instituto de Massachusets. Nutrindo o ódio pelos Panteras Negras. Voltando a Wakanda, sempre trama golpes políticos. 
Um personagem que muitas vezes aparece nas histórias de T'challa é o agente Everett K. Ross. Ele é um funcionário do departamento de estado dos EUA, que acompanha diplomaticamente algumas pessoas. Se tornando amigo do atual líder de Wakanda, ao acompanhar ele. Até mesmo se tornando regente de Wakanda! 
A tecnologia de Wakanda é tão avançada que usa computadores sem o uso de sistema binário. O que significa que eles jamais seriam rastreados nem hackeados. 
Os Estados Unidos fervilhava com problemas devido aos direitos civis quando o personagem foi criado. Em especial com fatos relacionados aos negros, que eram vistos com extremo preconceito nesse período. Ao ponto de dividirem setores para brancos e negros. Esses segundos, normalmente sentando e sendo colocados em lugares bem ruins, mesmo dentro de ônibus. 
E a imagem do Pantera Negra foi associada ao partido dos Pantera Negras. Era um partido que lutava pelos direitos dos negros, possuindo como uma de suas plataformas mais controversas, o uso de armas por todos os negros como medida de segurança. Eles já brigaram com a polícia e ocorreram mortes dos dois lados.
Durante algum tempo, Stan Lee (querendo evitar a polêmica) renomeou o personagem para Leopardo Negro. Afinal, realmente ele era inspirado, não no partido negro norte-americano, mas sim em outro personagem de histórias pulp. Tempos depois, voltaram com o nome de Pantera Negra.
Nos primeiros esboços, T'challa, ao invés de se chamar Pantera Negra... Se chamaria Tigre de Carvão. Além de parecer ruim, o nome lembra outro personagem da DC, o Tigre de Bronze. 
Minha pele, Luanda Antessala, Aruanda Tipo T’Challa, Wakanda Veneno black mamba Bandoleiro em bando Qué o comando dessas banda? 'Sa noite cês vão ver mais sangue Do que Hotel Ruanda A era vem selvagem, Pantera sem amarra Mostra garra negra [...]
Com a garra, razão e frieza, mano Se a barra é pesada, a certeza é voltar Tipo Pantera Negra (eu voltei) Tipo Pantera Negra
Emicida - Pantera Negra

Nenhum comentário:

Postar um comentário