quinta-feira, 21 de maio de 2020

Durante a Revolução Francesa (Criação da Esquerda e Direita) (Oitavo Ano)

Antes da revolução retirar do poder o Antigo Regime, existiam divergências sobre como a França deveria se organizar a partir daquele acontecimento. Dois grupos políticos se destacaram os girondinos e os jacobinos.
Os girondinos defendiam a supremacia do Parlamento, não se opondo necessariamente à monarquia. Na verdade, eles só queriam pagar menos impostos e ter mais liberdade econômica. Eram favoráveis ao voto censitário e à escravidão. Achavam que a divisão de terras (por conta da Reforma Agrária) afetava o direito da propriedade. Durante a Assembleia Nacional, eles se posicionaram do lado direito da sala. Por isso o termo "Direita" passou a ser usado para designar as posições políticas mais conservadoras.
Os jacobinos defendiam maiores mudança no cenário político. Eram contrários a monarquia e simpatizavam com a república. Defendiam que todos os cidadão tinha direito ao voto. Eram favoráveis a abolição da escravidão. Esse grupo se aproximou mais dos setores populares da França e, juntos, lutaram por mudanças sociais após a Constituição. Para eles não bastava o fim dos impostos feudais e dos privilégios dos donos de terras, queriam que elas fossem divididas, para que se tornassem pequenos proprietários. Na Assembléia Nacional, se posicionaram do lado esquerdo da sala, por isso o termo "Esquerda" passou a ser usado para designar as posições políticas mais populares e sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário