quarta-feira, 15 de abril de 2020

Idade dos Metais (Sexto Ano)


Esse período é a última fase da Pré-História. Vemos aqui o fim das Idades da Pedra (Ou Idade da Pedra), por conta do desenvolvimento da metalurgia. 

Ou seja, eles começaram produzir ferramentas utilizando o metal, já que se desenvolveram tanto ao ponto de compreender como confeccionar itens desse gênero. Primeiro o cobre, depois o bronze e por último o ferro.
Com o surgimento da metalurgia tivemos o desenvolvimento de armas e de ferramentas (como as que seriam usadas na agricultura e pecuária). Isso fez com que o trabalho fosse mais especializado no final da pré-história.

Isso contribuiu com o surgimento de grupos armados que seriam defensores das terras, ou seja, dos territórios de uma determinada comunidade. Isso gerou o que conhecemos como conglomerados urbanos, áreas como as da cidades que já conhecemos.
Como o grande número de armas contribuiu para o surgimento de exércitos, o grande número de alimentos gerou um excedente, ou seja, um número muito maior que as comunidades precisavam para se alimentar.
Aqui vemos um processo de estratificação social, ou seja, uma divisão dos poderes: alguns guerreariam, alguns fariam trabalhos administrativos, outros orariam (obteriam auxílio das divindades) e outros fariam o trabalho braçal, fosse no campo ou nas cidades.
Para terminar, temos consciência até hoje, que os primeiros vestígios escritos feitos pelo homem foram feitos pelos sumérios, na Mesopotâmia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário