Também conhecido Rei Sol, que detinha todo o poder do Estado para si |
Durante o Antigo Regime (monarquia absolutista), a prática do patrimonialismo fazia com que o rei agisse como se fosse dono de todos os bens do Estado. Os impostos recolhidos pertenciam a Coroa. "O Estado sou eu" é uma frase que marca o absolutismo.
Prisão do ex-presidente Luis Inácio "Lula" da Silva |
Contudo os ideais do Iluminismo criaram condições para que os governantes passassem a ser vistos como representantes dos cidadãos. Assim, o governante deveria obedecer as leis e usar temporariamente os bens do Estado, que eram chamados de públicos, pois pertenciam à população que vivia naquele país. Podemos fazer uma comparação que é essa noção de bens públicos que nos faz poder punir uma pessoa ser presa pelo uso do dinheiro para seu benefício.
"Eu sou a Constituição" frase do presidente Jair Messias Bolsonaro ao tentar lidar com críticas ao apoio a passeata que pedia o fechamento do Congresso e o AI-% |
O caráter de espaço público é um lugar onde as relações políticas, permitem o povo participar: votando, sendo votado, protestando, propondo e exigindo. E é nesses espaços que estão bens e serviços que pertencem as pessoas, por serem construídas com o imposto recolhido do povo. O que é público é de todos os cidadãos. E o uso do espaço público é regulamentado por lei.
Já os espaços públicos é onde se dão as relações que dizem respeito à intimidade e ao interesses privados. Os direitos individuais que todas as pessoas tem por lei. Cada pessoa tem seus interesses que nem sempre caminham com os interesses de outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário